Mensagens


Espelho, espelho meu…


Introdução

O primeiro versículo que veio a minha mente quando me convidaram para falar sobre  esse tema foi:  “Espelho, espelho meu, existe algúem mais bonito do que eu?” Logo descobri que não poderia usá-lo por dois motivos: a) Não é um versículo bíblico; b) Não preciso nem perguntar isso para o espelho, pois já sei a resposta.

Como era a vida antes de existirem os espelhos? Quem se imagina hoje vivendo sem se olhar, sem conferir o visual.

É engraçado ver como as pessoas reagem quando entram num elevador que tem espelho, naturalmente elas começam a se olhar.

Alguns de nós quando olha no espelho até que gostaria de mudar o que vê, mas precisariam da ajuda do meu xará, Dr Ivo Pitangui.

Fatos a respeito do uso do espelho:

a)      Espelhos nos ajudam a nos avaliarmos antes que os outros o façam.

b)      Olhar no espelho é geralmente uma prática da vida privada.

É no privado, na intimidade, na solidão, na solitude, que o espelho fala de nós.

c) Quando se pergunta algo ao espelho espera-se uma resposta sincera, por que o espelho não mente.

O que o espelho pode nos mostrar? Rugas, imperfeições, o estado do cabelo , a condição dos olhos, etc..

Gosto daqueles banheiros de. Shopping que você pode se ver de vários ângulos.

Entretanto o nosso tema não está preocupado com o aspecto físico, com o que se vê, mas principalmente com o que não se vê. Com o que está lá dentro, guardado, escondido, oculto.

Se existisse um espelho da alma o que ele revelaria a respeito e de nós?

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?”

A pergunta da rainha ao espelho revelava medo e insegurança. Quando soube que não era a mais bonita o espelho revelou inveja e suas filhas: ódio, preconceito, assassinato, etc

Espelho espelho meu, o que há no meu coração.?

Não convém ignorar o que o espelho revela. As vezes ele pode revelar um comportamento inadequado, um sentimento negativo, um pensamento maldoso, preconceito, inveja, pecado…

Pausa – Nem tudo precisa ser mudado

O espelho também nos mostra quem realmente somos.
Existem coisas que não devem ser mudadas. Somos o que somos. Cada um tem seu jeito, não é saudável querer ser o outro. Devemos aceitar a agradecer a Deus pelo que somos , estou falando de nosso jeito, nosso corpo, cabelo, etc… Se puder melhorar, tornar mais bonito, melhorar a postura, a fala, vá em frente, mas nunca deixe de ser voce mesmo.

Quais espelhos podemos usar? 

1 – Nós mesmos, numa auto-análise sincera.

“Examine-se a si mesmo… Se julgássemos. A nos mesmos não seriam julgados” I co 11:28-31
Mateus capítulo  7  “por que você repara no cisco no olho do seu irmão e não repara na viga que está no seu próprio olho?”

Já dizia Socrates, o filósofo grego: “Conhece-te a ti mesmo”. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
Como o autoconhecimento não é tarefa das mais fáceis, uma parcela significativa da humanidade prefere se debruçar à janela para espionar ou encontrar defeitos no outro. É muita pretensão de alguém usar as pessoas como alvos de seu olhar e sua língua quando pouco ou quase nada se sabe de si mesmo!

 

2 – Um amigo verdadeiro, que dirá o que pensa sem medo de magoar.

Às vezes precisamos de uma olhar de fora, que nos ajude a enxergar o que  não vemos ou não quer os ver.
As mulheres fazem isso com mais facilidade. Elas olham no espelho, mas precisam na opinião da amiga.

Ex. O profeta  Natã foi o único que teve coragem de dizer umas verdades que o rei Davi precisava ouvir. Por que? Por que tinha dupla autoridade para isso, ou seja, era profeta e era próximo do Rei.

3- A Bíblia

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.  Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;  Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.  Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. (Tiago 1:22-25 )
A Bíblia revela muito sobre nós. Suas histórias, suas doutrinas, seus personagens falam de nós. Não obedecer os mandamentos bíblicos é o mesmo que olhar no espelho, detectar algo e não fazer nada a respeito.

Ex. “Deus resiste aos soberbos…”
“Somos mais que vencedores .. Quando nos sentimos derrotados

4 – Deus

O melhor espelho, pois o homem vê o exterior , mas Deus vê o coração sonda-me o Deus.
Salmo 139:23-24 “Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”


Conclusão


O que Deus procura ver refletido em nós? O que deveríamos buscar na nossa alma quando nos olhamos no espelho?

Resposta: Jesus

“E sabemos que todas as coisas contrinuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Por que os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primigênito entre muitos irmãos” (Rm 8:28-29)

 

3 ideias sobre “Espelho, espelho meu…

  1. Bom dia, Pr. Ivo.
    De todas as mensagens bíblicas “expostas” aos meus ouvidos do meu nascimento até o presente momento informo que essa é a que até agora (23/11/2013) me fez parar pra auto-análise. Oxalá que todos os meus amigos, que outrora deixei em SLZ/MA ouvissem-na!
    Que o Grande Autor do Universo não só lhe abençoe, quanto lhe guarde e lhe dê mais sabedoria, como deu ao rei Salomão. Amém.

  2. Boa Noite!!!!!
    Pr. Ivo
    Que mensagem maravilhosa!!
    Estou extasiada com tanta sabedoria,criatividade para abençoar nossas vidas!!!!!
    Eu precisava dessa mensagem impactante,objetiva,Rica em detalhes tão peculiar e Edificante ao meu coração.
    Obrigada!!
    Deus o Abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>