Mensagens


A Segurança da nossa salvação


Introdução

Durante esse ano de 2014 estamos pregando algumas mensagens sobre a Salvação. Nesse mês de Agosto o tema é: A Segurança da nossa salvação.

 “Eu vos escrevo essas coisas, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.” 1ª Jo 5.13O objetivo ao tratar desse tema é responder a uma pergunta comum: O crente pode perder a salvação?

Alguns acham que sim outros acham que não.

Aqueles que acham que o crente pode perder a salvação normalmente pensam assim porque associam a sua salvação à perseverança do salvo.

Um dos textos bíblicos que apoiam essa ideia está em Apocalipse 2:10 quando Jesus se refere a Igreja de Esmirna: “Não temas o que hás de padecer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”

Considerações sobre esse versículo:

a)     A Igreja de Esmirna representa o período das perseguições e dos mártires;

b)    O versículo inicia e termina com uma palavra de consolo: “Não temas” e “dar-te-ei a coroa da vida”;

c)     Ser fiel até a morte não significa “se fiel até o fim”. Mesmo que fidelidade seja algo requerido dos crentes, não é ela que garante nossa salvação. Paulo sabia disso e desabafou “Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo dessa morte?” e em seguida declarou: “Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 7:24,25a);

d)    Uma outra tradução poderia ser:   “Sê fiel até o martírio”.

O temor de perder a salvação também vem do equívoco de pensar que Jesus veio apenas para dar o céu. Mas Jesus não veio para nos dar o céu, ele veio para nos dar vida. O céu faz parte das bençãos da vida que Jesus veio nos dar.

Alguns textos sobre essa promessa de Jesus:

João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

João 6:33 “por que o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” … “eu sou o pão da vida” (v.48)

João 20:31 “…  para que vocês creiam que Jesus é o Cristo e para que crendo tenham vida em seu nome.”

I João 5:12 “quem tem o filho tem a vida não o filho de Deus não tem vida.”

Siginificado de Vida

No gergo temos suas palavras para vida:

Bios = Vida biológica. Vida terrena

Zoe = Vida que mantém a vida. Vida com qualidade divina. Essa é a vida a que Jesus se refere.

A salvação começa hoje. Tudo bem que de vez em quando a gente canta como o irmão Lázaro: “Ainda bem que eu vou morar no céu”

Paulo dizia que estava dividido. Queria ficar com os irmãos, mas também queria partir e estar com Cristo o que seria muito melhor. Mas também Paulo disse “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”

Voltemos ao texto base novamente:

I João 5:13 – Estas coisas vos escrevi a vós os que credes no nome do filho de Deus para que saibas que tendes a vida eterna”.

O bserve que o Verbo no presente.

Conclusão: Quem é salvo não perde a sua salvação.

Dois textos que sustentam essa afirmação:

João 10:27 e 28. Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço é elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão”

Rm 8:38,39
Disse Paulo: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Mas eu sei que na sua cabeça pode estar passando perguntas do tipo:

a)     Se a salvação está garantida então não preciso me preocupar em viver uma vida santa. Tá liberado. Será?

b)    Quem de fato está salvo? Mateus 7:22,23 “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”

Para ajudar responder estas perguntas vamos usar um gabarito oferecido por João.

Evidências na vida daquele que é nascido de Deus?

1-o salvo crê que Jesus é o Cristo (5:1,5)
“E vós, quem dizeis que eu sou? Tu é o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mt 16:16,17)

Há um Deus vivo e verdadeiro. Ele enviou seu filho, nascido de mulher. É o Varão perfeito, o Messias o prometido, o Salvador.

Essa é a fé que gera vida. Observe que o diabo também crê e estremece (Tg 2:19). A fé que leva a salvação é a fé que concorda, se entrega e se submete.

2-o salvo ama e obedece a Deus (5:2-4)

A obediência voluntária e servil é marca registrada do salvo. Obedecer a Deus é sua meta. Aquele que se diz salvo e despreza a palavra nunca conheceu a salvação.

I Jo 2:3-4 “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”

3-o salvo tem suas orações respondidas. (5:14-15)

Todas? Não! Somente aquelas feitas de acordo com a vontade perfeita de Deus, ou melhor, o salvo sabe que pode contar com a direção de Deus e que Ele tem o melhor.

“Reconhece-o em todos os teus caminhos , e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3:6)

4-o salvo não vive em pecado continuo (5:18)

I João 2:1 “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”

Uma coisa é pecar outra é viver na prática do pecado.

O salvo peca, mas quando o faz, não fica à vontade. Há uma voz na sua consciência que diz: Você acha certo o que fez?

O pecado na vida do salvo é uma realidade, mas ele não se conforma com isso. Aquele que vive pecando e não se ressente disso precisa verificar de de fato é uma pessoa nascida de novo.

Conclusão

Você é salvo?

Se sim, você já tem experimentado a vida que Deus prometeu dar? Ou você tem flertado com o pecado do qual você já foi liberto?

Se não, convido você a crer no salvador Jesus.

Pastor Ivo Gomes de Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>